O que é LED

lamps

O LED (Light Emitter Diode) ou diodo emissor de luz é um semicondutor que quando submetido a energia elétrica, emite radiação sob a forma de luz. Criado pelo engenheiro Nick Holoniak Jr. da GE (General Eletrics) em 1962 inicialmente apenas na cor vermelha. Alguns anos mais tarde foram lançados nas cores verde e amarelo e foram muito utilizados como luzes indicadoras em dispositivos e eletrodomésticos.

Como parte da iluminação, só começou a fazer sucesso quando os japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura criaram o LED na cor azul. Deste modo, foi possível desenvolver a emissão de luz branca, inicialmente como combinação das cores básicas do RGB (Red Green Blue) – Vermelho, Verde e Azul. Pesquisas mais recentes desenvolveram o LED na cor Branca através da combinação do LED de emissão de luz azul com uma camada de gel de fósforo.

A nova geração de LEDs da Inoveled já produzem até 140Lm/W (Lúmens por Watt) e nossos LEDs de tecnologia CREE vêm em base de cerâmica, que possui uma melhor dissipação de calor e mantem a temperatura ideal para o funcionamento do LED.

O LED é muito eficiente em converter a energia em luz e com isto pode reduzir em até 95% a potência instalada. Quanto maior a sua taxa de utilização mais rápido será o retorno do investimento.